O SSD (Unidade de Estado Sólido, em português) é um tipo de armazenamento mais rápido e silencioso que os HDs (Unidade de Disco Rígido, em português) convencionais de computadores e notebooks.
O SSD é um componente essencial e garante mais velocidade em todas as tarefas, desde ligar o sistema até carregar programas e jogos. O SSD veio como um divisor de águas para a informática, e impactou diretamente o mundo gamer, todos os players já migraram para a tecnologia.
Por ser algo novo, que começou a se popularizar recentemente, há dúvidas sobre o que é um SSD, como funciona, a capacidade de armazenamento e as vantagens e desvantagens em relação aos HDs.
Tanto o HD quanto o SSD têm a mesma função, armazenar dados digitais, mas fazem isso de maneira diferente. O HD grava os arquivos em discos magnéticos que rodam sem parar e são acessados por um braço mecânico, assim como em uma vitrola de música. Como as informações são mantidas em áreas específicas do disco, é preciso esperar que o braço chegue até aquele ponto para carregar os programas.
Já o ssd não depende de partes mecânicas para funcionar, pois usa memória em flash, parecida com a Memoria RAM do computador. O componente armazena os dados em chips que, por sua vez, acessam as informações quase instantaneamente. Além disso, por não ter peças móveis, o SSD não corre o risco de sofrer danos físicos, o que garante mais durabilidade.
Mais Sobre SSD e HD: