Principais produtos para sua REDE

Principais produtos para sua REDE

A infraestrutura (REDE) de uma empresa está no cerne das suas operações. De serviços simples, como o envio de mensagens, até atividades complexas, como o processamento de informações em servidores na nuvem, muitas são as atividades que utilizam a web para serem plenamente funcionais.

Nesse cenário, gestores devem possuir um grande conhecimento sobre como os dispositivos se distribuem dentro do ambiente de TI. Dessa forma, é possível criar infraestruturas funcionais e de alta performance. Quer saber mais sobre o tema? Então, veja a nossa lista com os principais equipamentos de rede do mercado!

GATEWAY:

O GateWay é um nó de rede utilizado para unir redes que utilizam protocolos de comunicação diferentes. Ele pode conter dispositivos para traduzir protocolos, sinais de dados, converter taxas de impedância e outros fatores que bloqueariam a troca de informações entre dois computadores.

FIREWALL:

O firewall é um equipamento básico de segurança de rede. A sua principal função é controlar, continuamente, todo o envio e recebimento de dados efetuado em uma rede de computadores. Se uma conexão insegura for detectada, o firewall efetua o bloqueio desta, impedindo que o usuário tenha acesso às páginas ou conteúdos de baixa segurança.

SPLITTER:

Também utilizado em redes de fibra óptica, o splitter é um dispositivo passivo que divide o sinal de um fio. Os splitters dão mais capilaridade a uma rede, aumentando o número de nós e ramificações existentes.

ROTEADOR:

O roteador é o principal dispositivo de gerenciamento de redes wireless. Ele é responsável pela criação, gerenciamento e distribuição de sinal entre os dispositivos conectados a um hotspot. Em alguns casos, o roteador também pode substituir o modem e fazer a conexão com a web.

Cada roteador se diferencia pela frequência de rede utilizada, velocidade máxima de envio de dados, potencial de alcance e funções de software. No mercado, os padrões de frequência se dividem entre 5 GHz e 2.4 GHz. Mas se o primeiro é consideravelmente mais rápido do que o segundo, ele possui um alcance reduzido.

CABO DE REDE

Os cabeamentos de rede são os fios utilizados para envio e recebimento de dados. Atualmente, as principais tecnologias da área se dividem entre os cabos de par trançado, fibra óptica. Cada um deles se difere pela necessidade de manutenção, resistência a ruídos e o custo de compra.

Os cabos de par trançado/Ethernet é o cabeamento mais popular da atualidade. Constituído por um conjunto de fios trançados, ele é barato, simples e confiável. Alguns modelos permitem o envio e recebimento de dados em velocidades próximas a 10 Gbps, mas já existem padrões que podem atingir até 40 Gbps em desenvolvimento.

SWITCH:

É considerado um HUB inteligente. Possui a mesma finalidade, entretanto tem algumas características fundamentais.

A segmentação. Os dados vindos do computador de origem só podem ser repassados ao computador de destino, o que possibilita transmissões no meio simultaneamente isso acontece porque os switches criam uma espécie de canal de comunicação exclusivo entre a origem e o destino. Assim, aumenta o desempenho da rede já que a mesma não fica presa a um único computador no envio de informações, essa característica diminui a ocorrência de erros e são classificados como segmentadores multiportas de maneira idêntica ao HUB.

JLX Distribuidora
CNPJ: 20.242.216/0001-70
R. Vicente de Carvalho, 122 - Centro, Sorocaba - SP, 18035-262
(15) 3035-7222 | (15) 98153-0109
© Todos os direitos reservados 2021